Dicas para melhorar suas impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia incrível, mas encontrar peças impressas de primeira linha pode ser difícil porque há muito a ser considerado. Reunimos 10 dicas para te ajudar a brilhar no mundo da impressão 3D e fazer com que suas criações realmente se destaquem. 

Nivele a mesa e ajuste a altura do bico 

Acertar o nível da mesa e a altura do bico é muito importante para fazer impressões 3D. Para garantir que a distância entre o bico e a mesa seja a mesma em todos os lugares, use o truque do cartão de visita para medir pelo menos 4 vezes. Mesmo que o seu sistema de nivelamento seja automático, é sempre uma boa ideia verificar manualmente. 

Otimize a impressão de peças menores 

Peças pequenas muitas vezes não têm tempo suficiente para resfriar entre as camadas, resultando em um acabamento ruim. Aumente o resfriamento, diminua a velocidade de impressão ou imprima vários objetos simultaneamente para melhorar a qualidade. 

Otimize a impressão de peças menores

Escolha da superfície de impressão adequada 

Diferentes materiais de superfície proporcionam texturas distintas nas peças impressas. Experimente utilizar materiais como vidro ou folhas de policarbonato, além de ajustar o uso de adesivos fixadores para evitar deformações e facilitar a remoção das peças. 

Monitore a temperatura do bico 

Para evitar problemas como sub extrusão e impressão esponjosa, se certifique de manter o bico sempre limpo e ajustar a temperatura correta. Se estiver muito quente, as camadas podem derreter e, se estiver muito frio, elas não irão aderir corretamente. 

Monitore a temperatura do bico

Mantenha a sua impressora 3D sempre em ótimas condições 

Cuidar da sua impressora é super importante. Você precisa ter certeza de que está tudo configurado e funcionando perfeitamente. Faça uma boa limpeza na impressora, aperte os parafusos e confira que a mesa esteja nivelada para mantê-la funcionando perfeitamente. 

Ajuste a temperatura da mesa 

Manter a mesa na temperatura certa facilita a colagem das peças. Para evitar que a mesa fique toda amassada, garanta que a temperatura esteja correta para que a peça não fique toda esmagada. 

Reduza a velocidade para evitar vibrações 

Diminuir a velocidade de impressão pode ajudar a reduzir essas vibrações e melhorar a qualidade. Garanta que a extrusora se mova o suficiente para evitar superaquecimento e outros problemas de qualidade. 

Use filamentos de qualidade 

Filamentos que não são de primeira qualidade podem ter tamanhos diferentes e contaminações que atrapalham a impressão. Não economize nos filamentos! Obtenha os melhores para garantir que suas criações fiquem sempre perfeitas e evite frustrações desnecessárias. 

Armazene os filamentos da forma correta 

Os filamentos podem absorver a umidade do ar, o que pode prejudicar a qualidade das impressões. Os mantenha seguros em sacos plásticos, como ziploc, com pacotes de sílica para mantê-los secos e evitar emaranhados no fio. 

Dica Bônus 

Manter a impressora em condições ideais é crucial! Realizar ajustes e manutenções regulares na impressora. Limpeza e lubrificação dos eixos, aperto dos parafusos e nivelamento adequado da mesa são essenciais para garantir o funcionamento eficiente da impressora. 

Seguindo estas dicas, é possível alcançar alta qualidade em suas impressões 3D. A tecnologia possui muitos detalhes e ajustes, mas com paciência e experimentação, você pode otimizar seus resultados.